Translate

terça-feira, 18 de dezembro de 2012




Número de estrangeiros que pediram autorização pra trabalhar no Brasil aumentou 34% de janeiro a setembro do ano passado, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

José Roberto BurnierSão Paulo, SP

Inflado pela crise, um número crescente de europeus busca oportunidades de trabalho no Brasil. O que também atrai um contingente grande de estrangeiros pedindo visto de trabalho no país são os eventos da Copa e das Olimpíadas.
Ainda não tem um ano que o português Francisco Cordeiro está trabalhando no Brasil. Formado em marketing e publicidade em Lisboa, viu sua perspectiva de crescer na carreira ir por água abaixo.
Com a crise na Europa, fez as malas e veio para o Brasil. Hoje, dedica-se às vendas pela internet. “O que eu vejo no Brasil é que tem uma procura intensa. Muitas oportunidades para as pessoas trabalharem. O que não falta são ofertas de trabalho aqui. Na Europa, são raras as oportunidades”, diz.
O número de estrangeiros que pediram autorização para trabalhar no Brasil aumentou 34% de janeiro a setembro do ano passado, em comparação com o mesmo período do ano anterior. São os últimos dados disponíveis.
Além da crise na Europa, o Brasil se tornou um dos destinos preferidos por causa da estabilidade da economia, dos investimentos que o país vem recebendo, como no pré-sal, e também porque será sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Quem concede o visto confirma essa tendência. “Essa vinda de estrangeiros é um reflexo da nossa globalização, da nossa inserção internacional. É praticamente inevitável”, afirma Paulo Abrão Pires Junior, secretário nacional de Justiça.
Essa quantidade cada vez maior de estrangeiros chegando ao Brasil também foi constatada por uma pesquisa feita por uma empresa multinacional de recrutamento de funcionários. De acordo com o levantamento da Monster, de 2010 para 2011, aumentou em 32% o número de estrangeiros que cadastraram seus currículos no site da empresa atrás de trabalho no Brasil.
Americanos e franceses ainda são os que mais se candidatam a vir para cá. A crise europeia está diversificando a oferta. Agora, espanhóis, italianos, ingleses e até alemães querem trabalhar no país. “São basicamente os empregos mais técnicos. As indústrias que realmente estão demandando uma mão de obra qualificada imensa e que sobra em grande quantidade na Europa e, aqui no Brasil, está cada vez mais escassa”, afirma Andreza Santana, gerente de marketing da Monster
.
O Globo

Um comentário:

  1. É isso aí senhor Andrey! Parabéns.
    Ficou ótimo o site www.vistosbrazil.com.br , nossos trabalhos agora serão melhor encontrados.
    Solange Lisboa
    55-62-9252-6087.

    ResponderExcluir