Translate

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Cresce o número de estrangeiros que vieram trabalhar no Maranhão

 

Somente no ano passado, foram concedidas 439 autorizações.
Maior parte veio dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Alemanha.

Do G1 MA , com informações da TV Mirante
Comente agora

É cada vez maior o número de estrangeiros que ingressam no mercado de trabalho no Brasil. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, no Maranhão, só no ano passado, foram concedidas 439 autorizações para contratação de trabalhadores de outras nacionalidades, a maior parte veio dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Alemanha.
No último ano o Maranhão foi o quinto estado do Nordeste que mais recebeu estrangeiros para trabalhar no Brasil.
Muitas dessas pessoas deixaram os seus países de origem em busca de estabilidade financeira e qualidade de vida. Caso do engenheiro argentino, Guillermo Bracco Yanca, que veio trabalhar numa multinacional no Brasil há quatro anos.
A crise econômica que afeta o país vizinho nos últimos anos fez o engenheiro em eletrônica tomar uma decisão: deixar a Argentina para buscar uma oportunidade definitiva no mercado de trabalho brasileiro.
Guillermo diz que existem muitos profissionais estrangeiros, principalmente na Argentina, que sonham em vir trabalhar no Brasil. Segundo ele, o mercado de trabalho no país é muito bem visto lá fora, com chances de se conseguir emprego em grandes empresas.
O argentino já construiu sua família por aqui. Tem mulher e filho e revela que não quer sair do país. Daqui pra frente ele só pensa em se naturalizar brasileiro. “Eu quero me estabelecer no país, visitar minha família, meu país. Mas quero dar uma vida melhor para minha filha”, afirmou o engenheiro em eletrônica.
Tem estrangeiro que está há mais tempo no país. E viu lá atrás o quanto esse mercado já era promissor. Sofiane nasceu na Tunísia, estudou na França e há 18 anos mora no Brasil. Foi durante uma palestra que ele recebeu o convite para trabalhar aqui.
O doutor em Ciências da Computação ajudou a criar o primeiro programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFMA. Sofiane também é presidente da Academia Maranhense de Ciências e já recebeu os títulos de cidadão maranhense e ludovicense. Se casou com uma tunisiana e teve filhos que nasceram aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário