Translate

sábado, 16 de março de 2013

Brasil atrai número crescente de estrangeiros para pós-graduação

Rio de Janeiro é uma das cidades que mais atraem os estudantes.
Movimento da economia e eventos aumentaram a visibilidade do Brasil.

Cresce o número de estrangeiros que vêm para o Brasil fazer pós-graduação. O Rio de Janeiro é uma das cidades que mais atraem os estudantes.
Um lado da cidade que não aparece no cartão postal se tornou um atrativo para estrangeiros que escolheram o Brasil pra estudar. Eles chegam em número cada vez maior, para aprender sobre setores onde o Rio de Janeiro se destaca, como óleo e gás, e também para fazer mestrado profissional em áreas como administração.
“O foco desses programas, principalmente do MBA internacional, é traduzir para o expatriado o ambiente de negócios brasileiro”, diz Alvaro Bruno Cyrino, vice-diretor da EBAPE/FGV.
Pierre-François Brunet está no Rio há seis meses, e acredita que seu futuro pode ser no Brasil. “Eu gostaria de trabalhar no comércio internacional. Então tem empresas francesas que já estão aqui no Brasil”, afirma.
Na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, o aumento do número de estrangeiros nos MBAs foi expressivo: mais de 60% nos últimos dois anos.  Crescimento que o Ministério da Educação comprova: no ano passado, 1.576 bolsistas de fora do país fizeram pós-graduação no Brasil, 41% a mais que em 2011.
O movimento da economia, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, juntos, aumentaram a visibilidade do Brasil no exterior. Por isso mesmo, o Rio de Janeiro foi a cidade brasileira escolhida pela Universidade de Columbia, de Nova York, para receber um centro de intercâmbio em pesquisa.
Os chamados Global Centers da Columbia já existem em outras cidades importantes do mundo. Para o diretor do novo centro carioca, a aposta tem tudo para dar certo. “Como serão esses espaços urbanos do futuro, o campo de experimento, o laboratório, é aqui em cidades como o Rio de Janeiro”, afirma Thomas Trebat.
saiba mais
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário