Translate

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Sete mil estrangeiros se naturalizaram brasileiros nos últimos 5 anos

Sete mil estrangeiros se naturalizaram brasileiros nos últimos 5 anos

Desde 2007, 7.654 estrangeiros residentes no Brasil receberam a nacionalidade brasileira, de acordo com dados do Ministério da Justiça divulgados nesta segunda-feira. Somente no ano passado, foram 1.192 estrangeiros naturalizados. Até junho deste ano, dos 859 pedidos de naturalização recebidos pelo Ministério da Justiça, 701 foram concedidos. Segundo o órgão, o número vem aumentando nos últimos anos.

De acordo com o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, o Brasil é receptivo com os imigrantes. Nos últimos anos, houve uma elevação de 50% no número de estrangeiros no País. “Estamos revendo a legislação para que direitos possam ser garantidos de forma mais ágil e efetiva”, disse ele. “Sem nacionalidade, não é possível exigir direitos, cumprir deveres ou contar com a proteção diplomática”, explicou o secretário.

O inglês Chistopher McPherson, jogador de hóquei na grama, conseguiu a nacionalidade brasileira em abril deste ano. No Brasil há mais de quatro anos e casado com uma brasileira, ele viu na naturalização a oportunidade de fazer parte da seleção brasileira.

O processo de McPherson demorou pouco mais de dois anos. Ele deu entrada no Departamento da Polícia Federal de Porto Alegre (RS), onde mora. Em dezembro de 2012, recebeu a visita de agentes da Polícia Federal, procedimento padrão para a obtenção da nacionalidade. Depois, o processo seguiu para o Ministério da Justiça, quando é disponibilizado para acompanhamento online. “O mais difícil foi saber onde buscar cada documento da lista”, disse Christopher.

Na seleção brasileira de hóquei na grama também há brasileiros nascidos no exterior. “O esporte ainda está se desenvolvendo no Brasil, por isso a seleção tem alguns ‘gringos’, mas só eu sou naturalizado”, afirmou McPherson. Em 2016, por ser o país sede, o Brasil vai competir nesse esporte pela primeira vez nas Olimpíadas.

Tipos de naturalização
No Brasil, existem três tipos de naturalização: a comum, que pode ser concedida ao estrangeiro residente no Brasil há quatro anos; a extraordinária, com trâmite mais simples e rápido, destinada aos estrangeiros que vivem no Brasil há mais de quinze anos, e a provisória, destinada ao estrangeiro que chegou ao Brasil durante os primeiros cinco anos de vida. Nesse caso, depois de atingida a maioridade, o titular poderá confirmar a intenção de continuar brasileiro.

O estrangeiro que tenha interesse em se tornar um cidadão brasileiro, desde que preencha os requisitos, deve se dirigir ao Departamento de Polícia Federal mais próximo ao local de residência. É exigida uma série de documentos e o interessado deve sabe ler e escrever a língua portuguesa. 

Para os estrangeiros originários de países de língua portuguesa, é exigida apenas a residência no Brasil por um ano ininterrupto e idoneidade moral. Nesse caso, o pedido pode ser feito por meio de carta registrada ou Sedex, na Polícia Federal ou diretamente no Ministério da Justiça.

A partir de julho deste ano, os certificados de aquisição da nacionalidade brasileira e de igualdade de direitos civis e políticos aos imigrantes de origem portuguesa são assinados pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O certificado é produzido em papel moeda e segue especificações de segurança da Casa da Moeda.

2 comentários:

  1. http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2003164

    ResponderExcluir
  2. Data de Cadastro: 12/09/2013 as 15:13:54 alterado em 12/09/2013 as 15:13:54

    MAIS MÉDICOS
    CRM-CE terá de conceder registro a médicos estrangeiros

    AGU derruba liminar e garante atuação de profissionais pelo programa no estado

    O Conselho Regional de Medicina do Ceará (CRM-CE) terá de conceder registro profissional aos médicos estrangeiros do Programa Mais Médicos que vão atuar no estado. Foi o que decidiu o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, nesta quinta-feira (12), menos de 24 horas após o governo federal ter entrado com recurso judicial contra a liminar que desobrigava o CRM-CE a conceder registro profissional aos estrangeiros participantes do programa.

    Na quarta-feira (11), o ministro-chefe da Advocacia Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, e o secretário de Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, estiveram pessoalmente no TRF 5 e se reuniram com o desembargador Francisco Wildo Lacerda Dantas, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, em Recife, para apresentar o pedido de suspensão da liminar e a favor do programa.

    Na decisão judicial publicada hoje, o desembargador Lacerda Dantas considerou que “a suspensão de programa destinado a implementar uma política pública endereçada a melhorar o sistema de saúde pública, a sua sustação, pura e simples, sem uma apreciação jurídica definitiva – porque nas lindes próprias de uma transitória medida liminar -, causa grave lesão à saúde pública”. Além disso, argumentou que “uma vez obstaculizado o recebimento dos profissionais estrangeiros, nos termos da decisão combatida, os municípios referidos permanecerão sem qualquer assistência médica, a despeito da disposição do multicitado programa em supri-la”.

    A Medida Provisória nº 621/2012 e o Decreto nº 8.040/2013, que instituíram o Programa Mais Médicos, têm força de lei e determinam o registro provisório aos médicos estrangeiros que vão atuar pelo programa no país, sem revalidação do diploma.

    Os profissionais estrangeiros participantes do Mais Médicos estão sendo avaliados por instituições de ensino e só poderão atender a população após aprovação nesta etapa, cuja duração é de três semanas. A opção por este modelo de avaliação invés da realização do Revalida assegura que o profissional atuará exclusivamente na Atenção Básica, no âmbito do programa, por um período de três anos. Com o diploma revalidado, o profissional poderia atuar em outros serviços de saúde, inclusive da rede privada.

    Desde o lançamento do Programa Mais Médicos, em 8 de julho, a AGU e o Ministério da Saúde já obtiveram vitória em 12 ações movidas por conselhos profissionais contra o programa.

    Estão escalados para atuar em 16 municípios do Ceará 34 profissionais com diploma do exterior - 28 deles cubanos e seis de outras nacionalidades. O estado tem menos médicos por habitante do que a média nacional, com 1,05 médico por mil habitantes, enquanto o Brasil tem 1,8.

    Aderiram ao Mais Médicos 150 municípios do Ceará, que solicitaram 629 profissionais para ocuparem vagas ociosas em equipes de Atenção Básica no estado. Porém, na primeira seleção do Programa Mais Médicos, apenas 105 médicos brasileiros escolheram o estado.

    PROGRAMA - Lançado pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, no dia 8 de julho, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.

    No Ceará, além das medidas emergenciais de envio de médicos, até 2017, serão abertas 455 novas vagas em cursos de Medicina e 543 em residência médica. Estão sendo ampliadas 150 UBS, além das 128 em reforma e 310 em construção no estado. Somente em 2013, foram investidos R$ 164,6 milhões nessas obras.
    Fonte>http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/13275/1058/crm_ce-tera-de-conceder-registro-a-medicos-estrangeiros.html

    ResponderExcluir